O Autor

Cordelista contador de histórias, escritor, compositor, poeta, declamador e ator

Benedito dos Santos, popularmente conhecido como Ditão Virgílio, contador de histórias, declamador e autor de poemas e de literatura de cordel caipira, publicado numa série de livretos denominados "Estórias de Uma Perna Só", escritor, compositor e ator.
Realiza atividades (como apresentações, palestras, contações de histórias, entre outras) embasadas na cultura caipira e nas manifestações populares que acontecem durante o ano todo em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. Participa efetivamente de eventos dessa cidade, tais como: Festival de Marchinhas Carnavalescas, Teatro de Rua, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de São Pedro de Catuçaba, Festival Junino, Festa da Cozinha Caipira em São Luiz do Paraitinga, Festa do Saci (nesse evento realizado trabalho voluntário de contação de histórias nos núcleos escolares rurais da cidade), Festa de Reis, dentre outros... Na área de educação, em parceria com as escolas municipais e estaduais do município e da região do Vale do Paraíba, bem como as escolas particulares, divulga a mitologia brasileira, marcada pelas cores regionais e a participação na Semana Nenete Pirassununga - SP e Festa UAI de poços de Caldas - MG.
Durante suas apresentações são relatadas histórias e lendas que aprendeu durante sua trajetória de vida com destaque para o mito “Saci e seus amigos” que se encontram espalhadas na internet. Além destas atividades, participa de manifestações religiosas e culturais, há mais de 45 anos como palhaço nas Folias de Reis da cidade e também de outras atividades como: compositor e fundador dos Blocos Carnavalescos do Caetê e Quaresmeira, confecção de artesanatos de saci esculpidos em bambu e membro fundador da SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci). Estas e outras atividades que o transformaram-no em ator cultural de São Luiz do Paraitinga, participando de vários documentários e filmes, contribuindo com as manifestações artísticas, além de ser personagem marcante e reconhecido pelo fortalecimento cultural dessa cidade, reconhecida como celeiro cultural e um dos últimos redutos caipiras do país.
Entre os prêmios recebidos por duas vezes estão o prêmio “Mestre da Cultura Popular” do Ministério da Cultura, o projeto de duas edições do livro "Estórias de uma perna Só" e o Projeto Áudio Livro “Histórias Contadas Lendas E Mitos” do programa de Ação Cultural – PROAC da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e participou do projeto “O Encanto das Águas” pela SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci) (2018), honrosamente homenageado no Programa Sr. Brasil, da TV Cultura, pelo apresentador Rolando Boldrin na gravação do especial sobre São Luiz do Paraitinga.